quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Led Zeppelin - Led Zeppelin II 1969

Led Zeppelin II é o segundo álbum de estúdio da banda de rock britânica Led Zeppelin, lançado em 22 de outubro de 1969 pela Atlantic Records. As sessões de gravação do álbum ocorreram no Reino Unido e América do Norte, de janeiro a agosto de 1969. A produção foi inteiramente creditada ao guitarrista e compositor Jimmy Page, Enquanto ele também serviu como primeiro álbum para utilizar as técnicas de gravação do engenheiro Eddie Kramer.

Led Zeppelin II promoveu a temas líricos estabelecidas no seu álbum de estreia, criando uma obra que se tornou mais amplamente aclamado, influente e criativo que o seu antecessor. Com elementos de blues e música popular estilo em evolução, que também exibe a faixa de material musical de blues e seus derivados e guitarra riff baseada no som. É um dos álbuns mais pesados da banda.

No seu lançamento, Led Zeppelin II ganhou uma quantidade considerável de vendas e foi o primeiro álbum do Led Zeppelin a entrar para alcançar o número um no Reino Unido e Estados Unidos. Em 1970, o diretor de arte David Juniper foi nomeado para um Grammy Award de Melhor Gravação do Pacote para Led Zeppelin II. Em 15 de Novembro de 1999, foi certificada 12x platina pelo Recording Industry Association of America (RIAA) por vendas superiores a 12 milhões de cópias . Após a sua recepção inicial, ele foi reconhecido por escritores e críticos de música como um dos maiores álbuns de rock mais influentes e já registrado.

Neste álbum, o grupo desenvolveu as ideias apresentadas no seu álbum de estreia, criando um trabalho que se tornou mais aclamado e influente que o seu antecessor.

Led Zeppelin II foi concebido durante um período agitado e de muitas viagens na carreira do Led Zeppelin, de janeiro a agosto de 1969, quando completou quatro turnês pela Europa e três pelos Estados Unidos. Cada canção foi gravada separadamente, misturada e produzida em vários estúdios no Reino Unido e América do Norte. O álbum foi escrito em turnê, durante períodos de um par de horas entre concertos, um estúdio foi reservado e começou o processo de gravação, resultando em um som com espontaneidade e urgência por necessidade. O baixista John Paul Jones lembrou que "Nós estavamos em muitas turnês. Os riffs de Jimmy [Page] estavam vindo rápido e furioso. Muitos deles vieram em palco, especialmente durante a longa seção improvisada de "Dazed and Confused". Nos lembra as coisas boas e os dardos em um estúdio ao longo do caminho".

Alguns dos estúdios de gravação utilizados pela banda não eram os mais avançados. Um estúdio em Vancouver, foi creditado como "uma cabana",teve umas 8 faixas configuradas que nem sequer tinham instalações adequadas de auscultadores. O vocalista do grupo Robert Plant discutiu mais tarde a escrita e processo de gravação, afirmando que "Foi realmente uma loucura. Nós estávamos escrevendo os números em quartos de hotel e, então, faria uma faixa de ritmo em Londres, adicionei overdub ao vocal em Nova Iorque, a gaita em Vancouver e depois voltei para terminar a mistura de Nova Iorque."

"Thank You", "The Lemon Song" e "Moby Dick" foram overdub durante a turnê, enquanto a mistura de "Whole Lotta Love" e "Heartbreaker" também foram feitas em turnê. Page mais tarde afirmou: "Em outras palavras, parte do material saiu de ensaiar para a próxima turnê e recebendo junto novos materiais".
Gravação

As sessões de gravação para o álbum tiveram lugar no Olympic and Morgan Studios em Londres, Inglaterra; A&M, Quantum, Sunset, Mirror Sound and Mystic Studios em Los Angeles, Califórnia; Ardent Studios, em Memphis, Tennessee; A&R, Juggy Sound, Groove and Mayfair Studios em Nova Iorque, e a "cabana", em Vancouver. A produção foi inteiramente creditada à Jimmy Page, ao mesmo tempo que também serviu como primeiro álbum do Led Zeppelin para utilização as habilidades e técnicas de gravação do engenheiro Eddie Kramer, cuja prévia de trabalho com Jimi Hendrix tinha impressionado os membros da banda, especialmente Page. O especialista em Led Zeppelin, Dave Lewis, escreveu sobre a produção do álbum, afirmando "que o álbum acabou tendo tal triunfo, em especial, para uma qualidade de produção que hoje ainda soa fresco, não por ser de forma pequena, devido à aliança de sucesso com Page e Kramer na sala de controle". Esta parceria foi particularmente exposta na seção central da faixa "Whole Lotta Love". Kramer disse mais tarde, "A famosa mistura de Whole Lotta Love, onde tudo está indo bananas, é uma combinação de Jimmy e eu apenas voando em um pequeno console mexendo em cada botão conhecido pelo homem".

Em outras entrevistas, Kramer mais tarde deu grande crédito a Page pelo som que foi conseguido, apesar das condições inconsistentes em que foi gravado: "Fizemos o álbum fragmentado. Cortamos algumas das faixas em alguns dos estúdios mais bizarros. você pode imaginar, pequenos buracos na parede. estúdios baratos. Mas no final soou sangrento e maravilhoso. Houve uma unificação de som em [Led] Zeppelin II porque havia um cara responsável e que era Sr. Page. "Page e Kramer passaram dois dias mixando o álbum no A&R Studios."
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Palcovivo Rockdivision!  2012
Rock é Cultura

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